Contabilidade na Vila Rica, Zona Leste | Ferracioli Contabilidade

Boletos Registrados: Você sabe o que muda na cobrança de sua empresa?

boleto registrado

boleto registrado

Conforme foi anunciado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) no mês de junho em 2015, o boleto registrado entraria como algo obrigatório a partir do dia 1 de janeiro no ano de 2017, mas a sua implementação acabou sendo adiada para que fosse possível aos bancos se adaptarem ás questões técnicas que foram recomendadas.

Por isso hoje nós vamos falar sobre boletos registrados: você sabe o que muda na cobrança de sua empresa?

O que exatamente vai mudar?

A partir do mês de julho de 2017, o ato de emitir boletos vai se tornar mais seguro. Isso acontece graças a alteração de registrar todas as cobranças em um sistema bancário. As instituições terão armazenadas com elas todas as informações que dizem respeito dos boletos gerados, o que não acontecia antes.

Porém, existe um lado negativo em tudo isso, que é o valor que tem que ser pago as instituições financeiras. No geral, o boleto gerado sem registro, só tinha tarifas cobradas no momento em que era pago.

Agora, nesta modalidade com registro, os bancos conquistam o direito de cobrar um valor em cima das operações de registro, de alteração do boleto e também de cancelamento.

Quando ocorrerão as mudanças do boleto registrado?

As carteiras que não possuem registro não são mais comercializadas pelos bancos desde que ocorreu o anúncio da Nova Plataforma de Cobrança, em julho de 2015.

Mesmo que tenham declarado que a mudança só iria entrar em vigor para quem ainda fazia a emissão de boletos sem registro a partir de 1º de janeiro de 2017, os sistemas bancários ainda não tinham conseguido se adequar para processar o volume de boletos na nova modalidade.

Para que houvesse tempo de adequação o bastante dos bancos à Nova Plataforma de Cobrança, a Febraban sugeriu a implantação do boleto registrado por meio de faixas de valores, iniciando pelas grandes transações bancárias.
O intuito é que até dezembro todo o contingente de transações por boleto mude da modalidade sem registro para a nova modalidade com registro.

Confira o cronograma:

O que é preciso fazer para usar o boleto registrado?

Quais são as vantagens de um boleto registrado?

Para o vendedor

Para o comprador

Fique atento as mudanças na cobrança para não ter problemas!

Qualquer dúvida entre em contato conosco! É sempre um prazer falar com você!

Sair da versão mobile